Sustentabilidade social: o que é e quais seus benefícios

Hoje em dia, estamos familiarizados com a palavra “sustentável”, ou suas derivações. Porém, é comum designar este termo para assuntos ambientais, seja relacionado ao desenvolvimento ou à preservação do meio ambiente. Entretanto, a sustentabilidade social tem um significado muito mais amplo, pois é definida por um conjunto de ações que buscam a melhoria da qualidade de vida da população.

Este termo começou a ser comentado com mais objetividade em 1972, quando foi discutido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência de Estocolmo (Suécia), intitulada de Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente. Anos depois, em 1987, a publicação do Relatório Brundtland, também conhecido como relatório “Nosso Futuro Comum”, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente, trouxe o assunto à tona.

A sustentabilidade social é um conceito que engloba diversos direitos, sendo eles: o acesso à saúde, educação, moradia, segurança e a um trabalho digno. O objetivo é oferecer bem-estar para a sociedade. É por isso que o conceito pode ser dividido em quatro áreas: social, ambiental, econômica e empresarial.

Basicamente, todas as esferas podem adotar medidas sustentáveis. Quer saber como? Continue a leitura e aproveite as informações!

Quais são os exemplos de ações de sustentabilidade social?

Algumas práticas podem ter um efeito muito grande na vida das pessoas, por isso que a ONU desenvolveu uma lista com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte do conceito de sustentabilidade social.
Outros exemplos semelhantes são:

  • Aumento do acesso ao saneamento básico, para garantir água potável e tratamento de esgoto;
  • Melhoria na qualidade de ensino da educação pública;
  • Criação de projetos educativos e sociais gratuitos;
  • Maior adesão a programas voltados para a inclusão social, principalmente de pessoas em vulnerabilidade;
  • Qualificação profissional de jovens;
  • Direito a um emprego produtivo;
  • Acesso à saúde;
  • Redução da pobreza e desigualdade;
  • Incentivo a práticas de consumo responsável e consciente;
  • Participação democrática para definir as ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Esses atos, sejam feitos em conjunto ou não, fazem parte da sustentabilidade social. Alguns dos tópicos podem ser definidos como parte de uma estratégia empresarial, como o direito a um emprego produtivo. Isso significa que as pessoas merecem trabalhos dignos que possibilitem o crescimento profissional e pessoal.

A sustentabilidade social no ambiente empresarial é um tema relevante, considerando que as pessoas passam grande parte do tempo no trabalho. Por isso, as empresas devem oferecer um ambiente saudável e com recursos para alcançar o desenvolvimento social.

Como implantar a sustentabilidade social nas empresas?

Sabendo da importância deste assunto, é necessário conhecer as ações sustentáveis que podem ser praticadas dentro das empresas.

Como citamos, a garantia de um trabalho digno, que siga as leis brasileiras, é uma tarefa de responsabilidade social. Ou seja, no ramo empresarial, as instituições devem respeitar as regras sobre jornada de trabalho, oferecer um ambiente estável e seguro para os empregados, além de ter autonomia para criar iniciativas de melhoria da qualidade de vida.

Algumas empresas oferecem capacitações profissionais, recompensas em bônus financeiro, ou até mesmo condições mais flexíveis de trabalho. Dependendo da função exercida, é possível realizar concessões de horário, ou até mesmo aderir a modelos de trabalho como o home office. Nestes casos, o trabalhador tem mais tempo para organizar a sua rotina, o que se torna uma ação de sustentabilidade social.

Sendo assim, é possível inserir medidas que visam o bem-estar dos funcionários. Mas é importante ressaltar que ter um ambiente onde todos são respeitados e ouvidos é a primeira etapa para atingir mais qualidade de vida.

Quais os benefícios de aplicar a sustentabilidade social no trabalho?

Ao desenvolver iniciativas empresariais sustentáveis é possível perceber alguns benefícios:

  • Fidelidade e satisfação dos funcionários: as empresas que buscam pela sustentabilidade social tendem a criar um ambiente de qualidade para os trabalhadores, que preferem construir uma carreira nestas instituições.
  • Visibilidade no tema “responsabilidade social”: a sustentabilidade empresarial faz com que a organização seja vista e conhecida por suas ações.
  • Contribuição para a sociedade: tais práticas ajudam a criar uma sociedade com mais educação, direitos trabalhistas e mais qualidade de vida. Tudo isso é capaz de fornecer o bem-estar social.

É possível perceber que a implementação deste conceito nas empresas pode gerar benefícios para empregadores e funcionários, pois as práticas de sustentabilidade social têm como objetivo alcançar o bem-estar coletivo.

Desafios e soluções para alcançar a sustentabilidade socioempresarial

A importância da sustentabilidade social é algo inegável, além disso, diversas medidas podem ser direcionadas ao ramo empresarial. Entretanto, existem alguns desafios que podem ser solucionados.

  • Desafios

Um dos maiores empecilhos para a sustentabilidade socioempresarial é a mudança cultural e organizacional. Algumas corporações insistem em manter tradições que já não fazem sentido nos dias atuais. É o que acontece com o modelo híbrido ou home office de trabalho: mesmo gerando mais atrativos para os funcionários, algumas empresas não se permitem tentar este modelo por medo de não se adaptar, ou até mesmo perder o controle exercido sob os funcionários.

Outro problema enfrentado é a falta de tempo e organização para criar as ações de incentivo.

  • Alternativas

Nos casos apresentados, seria possível estruturar a empresa para se enquadrar nas ações de sustentabilidade. Isso pode ocorrer por meio da criação de um comitê especial, além do estudo aprofundado sobre as medidas. Dessa forma, as instituições poderiam compreender melhor a importância de pensar em soluções voltadas ao bem-estar social.
A sustentabilidade social está ligada a todas as áreas da vida em sociedade, por isso é importante entender sobre o assunto. Com o conhecimento, é possível criar ações sustentáveis, buscar empregos que sigam tais princípios e estimular novas organizações culturais que visam o bem-estar coletivo.

O desenvolvimento sustentável se torna dever de todos, seja no ramo empresarial, ambiental, econômico ou social. Em conjunto, é possível implementar iniciativas que possam de fato transformar a sociedade.

Crédito da imagem: Freepik.com

Compartilhe este artigo