Quem somos – Geração T
Desvendando o futuro do trabalho, com impacto das novas tecnologias e transformações nas relações de trabalho
Nossa Jornada
O impacto das novas tecnologias sempre se fez presente no mercado de trabalho, com profissões sendo extinguidas e outras surgindo de acordo com as novas realidades impostas.
Apesar das transformações nas relações de trabalho não serem algo novo, elas nunca foram tão constantes e imediatistas quanto nos últimos anos. A evolução da internet, impulsionando a sociedade a uma era digital, é apenas um dos motivos pelos quais o futuro do trabalho vem caminhando rumo a mudanças não completamente entendidas.
Além da tecnologia, as novas prioridades e valores morais do mercado, tal qual o ESG – Environmental, Social and Governance (em português Ambiental, Social e Governança) e a agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 2030 (que engloba questões trabalhistas), são outro motivo para as mudanças recentes.
Colocando um senso de urgência e necessidade às mudanças, a pandemia veio forçando uma série de novos hábitos e padrões. Digitalizar as relações de trabalho e decentralizar a presença das equipes em um único lugar são apenas algumas das tendências alimentadas pela crise. Tais alterações, que já eram observadas antes de 2019, fomentaram novas formas e relações de trabalho, tal qual PJ, freelancer e autônomos.
Com múltiplas pressões ocorrendo pelos mais variados motivos, as relações de trabalho vêm sofrendo uma série de mudanças guiadas tanto pelas empresas quanto pelas pessoas. Isso faz com que o Estado tenha uma dificuldade cada vez maior de acompanhar o cenário e manter as leis atuais e eficientes.
A Geração T somos todos nós
Nesse contexto de mudanças, potencial, digitalização e incerteza surgiu a Geração T! Uma iniciativa da União Geral dos Trabalhadores (UGT) para entender como podemos te ajudar a entender o mundo do trabalho contemporâneo e como superar os seus desafios profissionais.